Image Map

27 julho 2016

FITNESS: QUAL SEU TIPO DE PISADA?


Se você ainda escolhe seu tênis pelas cores bonitas lá vai a péssima notícia: isso pode te custar caro no futuro. Sim, mais caro que esse Nike Air Max que você vem ostentando na academia! #estamosdeolho

Pra quase cada atividade física existe um modelo de tênis específico e, apesar de alguns defenderem que o tempo de uso do calçado é mais importante do que adequar o modelo ao seu tipo de pisada (sim, tênis para certas atividades físicas tem um tempo de vida útil!), é interessante conhecer seu tipo de pisada para assim, melhorar seu desempenho e tentar evitar desde pequenos incômodos como calos e bolhas até lesões mais sérias como fraturas por estresse, tendinite e a mais que famosa dentre os corredores novatos: a canelite (dor na parte da frente da perna).


COMO DESCOBRIR SEU TIPO DE PISADA

Você pode consultar um ortopedista ou fisioterapeuta e realizar a baropodometria, mas uma forma bem simples de identificar seu tipo de pisada é observando o desenho de sua pegada no chão com o pé molhado e comparando com essas imagens:




Também podemos ter uma ideia do tipo de pisada analisando o desgaste na sola do tênis e comparando com as imagens acima, porém o teste de molhar a sola do pé e andar sobre uma folha de jornal ainda é a forma mais simples de se ter uma ideia.



DESCOBRI MINHA PISADA, E AGORA?

Obviamente desejamos uma pisada neutra para absorver todo o impacto corretamente e assim preservar ao máximo nossos joelhos, tornozelos e coluna. Portanto, se você notou que sua pisada é pronada ou supinada não tem estresse! Os tênis "comuns", ou seja, para pisada neutra, não afetam em nada seu desempenho ou te prejudicam de alguma forma, eles apenas não corrigem sua forma de pisar, o problema seria comprar um tênis para pisada pronada e a sua ser supinada ou vice-versa, isso sim pode agravar a lesão.

Em resumo: escolha o modelo mais confortável possível e não caia no marketing das empresas fabricantes de tênis. Se você notou algo errado em sua pisada consulte um especialista antes de comprar o calçado X, Y ou Z! Somente dessa forma você pode estar 100% seguro da sua escolha ;)

Beijos,
        Sô!  

Um comentário :

  1. Muito legal esse post. Minha pisada é pronada. Teve um post seu aonde você disse que corrida gera flacidez. Poderia falar mais sobre isso?
    Obrigada, adoro seu blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...