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22 julho 2016

FITNESS: AERÓBICO ANTES OU DEPOIS DA MUSCULAÇÃO?


Alongar ou não alongar. Agachar mais de 90 graus ou não. Aeróbico antes ou depois da musculação - Acho que essas são as 3 dúvidas mais frequentes dentre as praticantes de atividade física, certo? Então vamos aos poucos e falar primeiramente sobre o momento mais adequado para a prática dos exercícios aeróbicos.

Canso de falar que não adianta de nada se matar na esteira por horas e que inclusive, tal prática pode te levar a perder massa magra (músculo) como também acumular gordura!
Oi? Alô? Como? Sim, Isso mesmo! Você não leu errado... Exercício em excesso aumenta a produção de um hormônio catabólico chamado cortisol, o qual desacelera o metabolismo promovendo assim o acúmulo de gordura. Ele faz com que seu corpo utilize sua massa magra como fonte de energia para poupar a gordura. #fail

Mas calma, é só não exagerar e compreender como isso acontece que fica tudo bem!


PRATIQUE AERÓBICO DEPOIS DA MUSCULAÇÃO, ENTENDA:

Nosso corpo usa primeiramente o glicogênio (carboidrato armazenado nos músculos e fígado) como fonte de energia e, somente quando esta reserva se encontra baixa é que entramos em lipólise (=queima de gordura).
Ou seja: deixe o aeróbico pra depois, claro! Com uma duração de no máximo 20/ 30 minutos. Dessa forma você já sobe na bicicleta queimando gordura e não diminui seu rendimento na musculação.

NÃO TEM OUTRO JEITO? TEM!

Você pode alternar dias de aeróbico com treinamento de peso. Neste caso, o seu tempo de aeróbico também pode ser maior ou, você pode optar por horários diferentes como por exemplo: musculação de manhã e aeróbico no fim da tarde (aqui você também pode aumentar um pouco a duração).


3 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

1- Obviamente neste post estamos focando a utilização do aeróbico tendo o emagrecimento como objetivo. Se o foco for aumento de resistência por exemplo, o "protocolo" muda completamente. Imagina se alguém vai se preparar pra correr uma maratona treinando só 20 minutinhos na esteira por dia! Nesse caso é adicionado uma suplementação intra treino, pode ser que o treino com peso seja abandonado.... É outro papo!

2- Se seu foco for hipertrofia, o ideal é diminuir consideravelmente o aeróbico ou até mesmo abandoná-lo completamente pelo menos por um certo período dependendo de suas especifidades.
Não que seja impossível ganhar massa magra praticando aeróbico e claro, ele é extremamente benéfico à saúde: aumenta a expectativa de vida, melhora a oxigenação dos tecidos... Mas você terá que tomar cuidado com o gasto calórico que terá que ser suprido (ganhar massa muscular = consumir mais do que gasta, lembram?).

3- Não confundam abandonar aeróbico com dispensar aquecimento! Cinco minutinhos de trote na esteira por exemplo é uma boa forma de aquecer o corpo antes da musculação e não atrapalha em nada seus ganhos, ok?

Beijos,
        Sô! 

5 comentários :

  1. Adorei o post!!!
    Já to ansiosa pelos outros dois! Principalmente pelo do alongamento, pq essa já ouvi de tudo dos professores da academia e em varios sites, cada um dizendo uma coisa diferente.

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    Respostas
    1. Esse sobre alongamento eu vou assinar em baixo 59598472 vezes porque literalmente TODAS as vezes que distendi algum músculo (já foram mais de 9 vezes!) foi durante o alongamento e só depois de muita pesquisa e colocar em teste consegui descobrir o que eu tava fazendo de errado e ninguééémmm tinha me orientado de forma correta até então.

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    2. Obrigadaaa
      E é muito bom ler seus posts sobre os exercicios e dietas pq a gente vê, aqui e no snap tbm rsrs, que realmente funciona! :D

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  2. Respostas
    1. As duas formas de escrita estão corretas, meu chapa! ;)

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