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11 julho 2016

CUIDADO NA DIETA: ÍNDICE GLICÊMICO DAS FRUTAS


Acho que a maioria aqui já deve saber um pouquinho sobre índice glicêmico mas, pra quem não sabe, o IG diz respeito à velocidade com que o açúcar ingerido através de certo alimento é absorvido pelo sangue. Quanto mais rápido for o processo, maior é o IG (índice glicêmico) deste alimento.
A classificação é: até 50 IG baixo, entre 50 - 70 IG médio e acima de 70 IG alto.

E porque devemos prestar atenção nisso? Pois quanto mais rápido o açúcar proveniente da ingestão de um carboidrato for absorvido, maior será a chance desse açúcar ser depositado em nosso corpo em forma de gordura e de sentirmos fome novamente em um curto espaço de tempo!

Obviamente devemos ficar atentos ao IG de todos os alimentos e saber a hora certa de consumi-los. Os de índice alto por exemplo, são interessantes no pré-treino imediato (20 minutos antes do exercício) quando nosso corpo precisa de muita energia, e no pós treino imediato, quando necessitamos repor a energia perdida.

Mas então porque estamos focando nas frutas nesse post? Simples: é muito comum ver pessoas em dieta comerem somente uma fruta (que é um carboidrato) e mais nada como um lanche da manhã/tarde (causando assim um pico glicêmico seguido de queda brusca) quando o ideal seria associar uma proteína ou gordura boa à refeição, o que faz com que a liberação de açúcar no sangue seja mais lenta assim evitando o pico glicêmico e tudo de ruim que isso traz como já citado acima: aumento na chance de engordar e fome fora de hora, daquela que a gente sai comendo tudo que vê pela frente (geralmente mais carbo!) Olha o ciclo vicioso aí:

Resumindo, podemos dar uma brecada no índice glicêmico de frutas como lichia (79), melancia (72) e kiwi (58) consumindo em conjunto um punhado de castanhas (gordura boa) ou um pote de iogurte zero (proteína)!
A quantidade de calorias da refeição será maior? Sim. Isso significa que você irá ganhar peso? Não, pelo contrário! Suas chances de engordar vão diminuir e, com um plano alimentar bem estruturado planejado por um bom nutricionista não vai ter erro! Comer mais para emagrecer pode parecer estranho mas nosso corpo é assim mesmo, um sistema complicadamente perfeito ;)

Beijos,
        Sô!

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