Image Map

01 junho 2016

TREINO HIIT: QUEIME MAIS GORDURA EM MENOS TEMPO DE EXERCÍCIO


O título do post parece até anúncio de produto enganação da Polishop, né? Mas não é feitiçaria nem tecnologia, é ciência! 
Mas ó, pode ir tirando o sorrisinho do rosto porque infelizmente eu tenho uma péssima notícia pra você: apesar de - segundo estudos - um treino HIIT bem feito queimar até 9 vezes mais gordura que um exercício aeróbico de intensidade constante você vai ter que suar muuuuito a camisa. E quando eu digo muito, é muito mesmo! Vamos entender como a coisa toda funciona?


O QUE É HIIT?

A sigla HIIT significa High Intensity Interval Trainning, traduzindo, treino intervalado de alta intensidade. Explicando em miúdos, o HIIT é um treino com períodos curtos de alta intensidade mesclados com intervalos de baixa intensidade.
Exemplo: pedalar o mais rápido/intensamente possível por 30 segundos e depois em ritmo mais lento por 1 minuto, repetindo essa série de explosão + descanso por determinado tempo (falarei sobre isso mais pra frente).


BENEFÍCIOS DO TREINO HIIT

- Além da queima de gordura durante a prática, o treino aumenta o metabolismo em repouso fazendo com que seu efeito se prolongue por mais de 24 horas após o exercício.
- Aumento de capacidade vascular, ou seja, ajuda na saúde do coração.
-  Preservação da massa muscular.

COMO/ONDE POSSO TREINAR HIIT?

Partindo da ideia básica do treinamento que é dar o seu máximo por um curto período de tempo durante o exercício, basicamente você pode usar qualquer aparelho de academia (exemplos: esteira, bicicleta), acessórios para exercício em casa (exemplos: step, corda de pular) ou somente seu corpo (exemplos: corrida estacionária, polichinelo).
As possibilidades são infinitas e com uma rápida pesquisa no Youtube você encontra milhares de outros exemplos.

COMO REALIZAR O TREINO HIIT?

Tanto o tempo total do exercício como o tempo de explosão e descanso vão variar de acordo com o condicionamento físico de cada um. Numa pesquisada geral a recomendação que mais apareceu foi um treino de 20 minutos 3 vezes na semana dividido da seguinte forma:
- aquecimento de 5 minutos
- 30 segundos de alta intensidade + 1 minuto de baixa intensidade 8 vezes
- desaquecimento de 3 minutos 

OBS: Pra cronometrar eu uso esse aplicativo aqui!



CONSIDERAÇÕES FINAIS ABSURDAMENTE IMPORTANTES:

No pain... No Gain! Pra garantir todos os benefícios do HIIT você precisa realmente dar tudo de si durante a alta intensidade! É pra sentir como se o  coração fosse sair pela boca mesmo! 

Cuidado com o overtrainning! O treino HIIT exige muito do nosso corpo podendo levar ao que chamamos de overtrainning, que é quando excedemos nossos limites e nos deparamos com fadiga crônica, queda de resistência imunológica, dor muscular constante, perda na qualidade de sono e até mesmo danos ao sistema nervoso central. O que me leva à um último pedido, ou melhor, ordem:

Tenha o acompanhamento de um profissional de educação física! Você quer perder gordura e não a saúde, certo? Então, agora que você já sabe do que se trata o treino HIIT, você deve consultar um professor de sua academia ou um personal trainer qualificado para que ele te oriente em todos os pormenores que mudam de acordo com cada indivíduo como, por exemplo: qual aparelho é mais indicado pra você, quantas sessões por semana seu corpo aguenta, qual o tempo adequado de alta e baixa intensidade de acordo com seu condicionamento físico e por aí vai.

E aí? Alguém aqui vai encarar o desafio? O tempo de treino é curto mas é não é molezinha não! Consultem seus médicos, professores de educação física, tenham vontade de morrer com a intensidade do treinamento e depois voltem aqui pra me contarem como estão sendo os resultados!

Beijos,
         Sô!


Um comentário :

  1. Olha só, eu tava fazendo isso sem saber!
    As profs de spinning da minha academia são diferentes de manhã e à noite e a da noite faz exatamente esse tipo de treino intervalado! Que legal!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...