Image Map

14 junho 2016

BULLETPROOF COFFEE: O SUPER CAFÉ EMAGRECEDOR ENERGIZANTE


Café, manteiga e óleo de coco. Esses 3 ingredientes misturados juntos parece uma bomba de calorias sem sentido pra você? De acordo com o criador da "fórmula mágica", Dave Asprey, o bulletproof coffee melhora os níveis de atenção, aumenta a energia, ajuda a emagrecer e inclusive, ele alega ter elevado seu QI em 20 pontos após o consumo. Será?

Bom, na verdade a receita não é tão simples assim e tem lá seu fundamento, vamos analisar um ingrediente por vez:

. CAFÉ todo mundo tá careca de saber que café é rico em... cafeína! Uma substância estimuladora do sistema nervoso central que melhora o estado de alerta além de melhorar o desempenho na prática de exercícios físicos e ser termogênico.
Na receita original de Dave, você precisa usar os grãos certos que.. Ele vende! Claro, maaas, algumas pessoas por aí dizem que desde que seja orgânico tá valendo...

. ÓLEO DE COCO em seu formato extra virgem o óleo de coco favorece o emagrecimento porque estimula o metabolismo e por conter triglicerídeos de cadeia média que são usados como fonte de energia eee... Opa! Na receita de Dave não é simplesmente óleo de coco, e sim óleo MCT (medium chain triglycerides traduzindo: triglicerídeos de cadeia média). Mas qual a diferença? O óleo MCT é a sintetização dos MCTs,que podem ou não serem extraídos do óleo de coco, podem vir também da palma. Tem explicação melhor aqui

. MANTEIGA quando de boa qualidade, a manteiga contém uma boa concentração de CLA (ácido linoleico conjugado) que é associado à redução da gordura abdominal
Adivinha só? Simmm, tem diferençaaa! Na receitinha do Dave a manteiga usada deve ser feita a partir do leite da vaca alimentada por capim (que é particularmente rica em vitamina k2) ou ghee.


Já não ficou tão fácil ou barato assim, né? Mas vamos pra receita:



A ideia é consumir o bulletproof coffee no lugar do café da manhã e sem adoçar, pois o poder emagrecedor estaria concentrado na cetose, processo no qual o corpo usa gordura ao invés de glicose para gerar energia, motivo pelo qual o cafezinho não pode levar nenhum açúcar ou adoçante. As papilas gustativas reconhecem o sabor doce e como resposta liberam insulina.

E funciona? Boa pergunta! A única coisa que posso te garantir é que o processo de cetose não é simples assim. Ele ocorre naturalmente em nosso organismo quando os níveis de insulina na circulação estão baixos e é somente através da cetose que emagrecemos, porém pra te garantir que você está nesse estado metabólico teríamos que considerar diversos outros fatores.... Vamos deixar esse papo pra outro post!

Ah! Eu descobri sobre o bulletproof coffee depois de uma busca no Google pelas palavras "café manteiga  óleo de coco" porque sempre vi o - agora mais que famoso - Dr. Barakat tomando esse blend em seus vídeos do snapchat. Apesar de que, notei que ele sempre toma o seu suquinho verde detox  e dá uma piscada antes do café (só quem segue ele vai entender a referência da piscada, hahaha) e ele adoça a mistura, viu?
Não encontrei nada sobre o assunto em seu blog ou fan page, então se vocês quiserem tanto quanto eu a opinião dele sobre o bulletproof mandem uma enxurrada de comentários em seu Instagram (aproveitem pra pedirem consulta grátis pra mim, hahaha!).

Brincadeiras a parte, esses 3 ingredientes tem seus benefícios, conheço algumas pessoas que bebem diariamente versões parecidas desse blend e eu mesma ando curiosa pra testar porém, não vou de forma alguma substituir meu café da manhã inteiro e nem aconselho ninguém a fazer o mesmo! Bom, pelo menos não sem antes no "mínimo dos mínimos" consultar um bom nutricionista! Cada organismo é único e portanto cada um tem necessidades específicas, ok?

Alguém aqui faz uso do bulletproof ou de alguma receita parecida? Conta pra gente aí nos comentários sobre sua experiência ;)

Beijos,
         Sô!

4 comentários :

  1. Oi Soraya! Te acompanho já a um tempo e gostaria sde saber se vc parou de fumar agora nessa sua nova "fase", se sim dá umas dicas aí pra gente! To adorando os posts! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai climão, eu tento esconder isso do mundo a todo custo, hahaha!
      Sério, morro de medo de passar a ideia errada porque fui geneticamente "abençoada" e sabe-se lá como eu tenho fôlego de atleta mesmo ainda não tendo abandonado completamente o cigarro. Tá como prioridade nas minhas metas mas no caso eu prefiro ir diminuindo aos poucos como tenho feito. Já tentei retirar do dia pra noite algumas vezes e todas foram falhas =/

      Obs: botei aspas no abençoada porque esse fator me deixou numa zona de comodidade por muito tempo, do tipo "ah, já ganhei até troféu em corrida de rua! Parar agora pra quê? Tá tranquilo!"... De repente se meu fôlego sofresse um pouquinho eu tinha começado o processo de diminuir mais cedo e já teria parado por completo =~

      Excluir
  2. Eu tomo café com óleo de coco no trabalho todos os dias. Não vi diferença nenhuma pra ajudar no emagrecimento, mas o que vi grande diferença foi em ter dor de estomago depois de tomar muito café.
    Nos dias que tomava um pouco a mais de café sem óleo sempre me dava aquele incomodo, mas com óleo de coco nunca mais aconteceu isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? E olha que algumas pessoas tem dor de estômago por causa do óleo de coco! Por isso que bato tanto na tecla que cada organismo é especial e o que serve pra um não necessariamente serve pra todos! =D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...