Image Map

14 abril 2016

#FITNESS FAQ E EVOLUÇÃO (ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIOS)


O post de hoje é mais intimista por assim dizer porque ele foi feito especialmente pra galera que me segue bem de pertinho e atura todo dia meus snaps de academia, comida, etc e ainda me enche de perguntas sobre isso tudo!
Aliás, muito obrigada pela paciência e especialmente pelo interesse, vocês não fazem ideia de quanto me motivam 

Mas simbora pro que interessa... Tenho que começar explicando que não pulei da cama um dia e resolvi que queria um abdômen trincado! Sempre fui muito ligada em esportes e em me manter num shape bacana maaaas, me descuidei por um tempo e aí surgiram uns quilinhos a mais na balança #fuén. Então aos poucos voltei a fazer exercícios como correr na areia da praia (post sobre aqui!), andar de bike pelo calçadão, fazer alguns exercícios de glúteo e abdômen em casa com caneleiras (tenho 1 par de 7kg e 1 de 2kg) além de continuar com outras atividades por hobby como o surfe e skate.

Depois de uns dois meses só essas voltinhas de bike de 40 minutos e o treino com caneleira (que durava em média o mesmo tempo) começaram a ficar monótomos porque já não surtiam tanto efeito. Eu corria 4 km na areia fofa e usava 14 kg pra treinar glúteos e coxa e... mal sentia! Foi aí que percebi que não tinha jeito, precisava voltar pra academia.



Não, eu não demorei 1 ano nessa mudança de corpo. Acho que foi por volta de outubro de 2015 que voltei a me exercitar e a me alimentar melhor, além disso eu já tinha perdido um peso legal só cortando algumas besteiras que eu andava botando pra dentro. Mas desde que comecei o blog essa fase de março do ano passado foi a minha mais cheinha! Inclusive, antes disso tive uma fase em que pesava meros 49 quilos (sendo quase nada de massa magra)! Eu tava praticamente anoréxica e ninguém me avisou! Eu tive depressão e não me achava magra demais at all. Hoje fico em choque com as fotos, como nesse post de look aqui por exemplo #coxasóosso

O meu maior medo hoje em dia é perder a noção e voltar a ficar magra demais, por isso sempre peço honestidade completa dos amigos e familiares quanto a isso.
Sequei e defini bastante no meu primeiro 1 mês e meio de academia fazendo 15 minutos de aquecimento no transport seguido de 40 minutos de musculação e fechando com mais 35/40 minutos de transport novamente de 4 a 5 vezes por semana.
Agora que atingi 14,89% de gordura corporal (o considerado ideal é entre 10% e 20%) quero focar em ganhar massa muscular, então o meu aquecimento no transport diminui para 10 minutos e o meu cardio após musculação se tornou 20 minutos de escada ou corrida na esteira. Começando semana que vem não vou mais treinar perna todo dia (antes dividia em posterior e anterior) pra ter um maior descanso pro músculo "crescer" e vou aumentar o peso porém diminuir as repetições além de incluir também braço e costas, que estou achando mirradinhos mirradinhos!

Pra fechar preciso frisar que mais importante que exercício é a alimentação! Eu como 6 vezes por dia e só tiro o carboidrato no jantar (se não for sair de casa depois, claro!), inclusive como bastante batata doce (lembram desse post aqui?) além de outros carboidratos complexos como macarrão integral, pão integral e aveia pra me darem energia antes do treino e durante o dia. Após o treino o foco fica em carboidratos de ig alto e muita proteína. Por exemplo, se eu for treinar depois do almoço como peito de frango com batata doce e salada (com azeite que é gordura boa) e depois tomo whey protein com banana e leite de soja. 
Enfim, alimentação é um papo muito complexo e merece não só um, mas diversos posts! De suplemento só tomo Ribose (post sobre aqui), BCAA e Whey, mas num geral posso dizer que hoje minha alimentação é focada em fibras, gordura insaturada, carboidratos de ig baixo e proteína.

OBS MEGA IMPORTANTE: Tudo que escrevi acima foi só pra responder algumas das perguntas que o pessoal me faz, de forma alguma estou dando receita de dieta ou recomendando que "copiem" nada! Ainda tenho muitos pontos soltos pra ajeitar tanto na alimentação como no treinos e, mais importantemente, cada corpo é um corpo e minha opinião/experiência própria nunca podem ser comparadas a de um profissional das áreas específicas! Consultem eles!

Beijos,
        Sô!

12 comentários :

  1. Oi, Soraya! Parabéns pela dedicação e força de vontade! Qual é sua altura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. baixinha, tenho 1,62 cm ;)

      Excluir
    2. Ah, um obs: só não faz conta de IMC porque o resultado é sempre tosco.
      A gente usa o IMC como um censo pra saber como anda a população geral. Pra quem malha é O erro porque a massa indicada na conta não diz se é gorda ou magra (e por massa entenda: músculo, gordura, ossos,órgãos). Um bodybuilder por exemplo teria resultado de obeso!

      Excluir
  2. Sooo, parabéns! Vc está ótima! E muito obrigada por dividir as suas dicas com a gente. Percebi que o aquecimento e o treino de cardio (pós) é muito importante para perca de gordura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh Sô, obrigada por compartilhar, vc tá lindíssima! Cada vez melhor, sonho de abdome! Tão sequinho que parece até ter menos % gordura! Tá linda! E como vc disse cada corpo é um corpo né? Se eu comer essa quantidade de carbo eu não seco nadinha nadinha quase, meu nutri corta bastante quando a gente foca em baixar %bf. Vc tem é muita sorte! Rs Continua compartilhando com a gente e não para com os snaps! Motivam muiiiito! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ah já é uma ideia de começo pra nós! Ainda que não dê pra seguir gêmeo pelos motivos que já sabemos, continua inspirando! Obrigada pelo carinho em nos responder! Sempre bom compartilhar experiências, e ainda mais quando são bem sucedidas! <3

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela dedicação !
    Está muito linda !
    E sem exageros, na medida !
    Continue assim, nos ispirando.
    bjooo
    sucesso <3

    ResponderExcluir
  6. Fernanda18.4.16

    Adorei o post! Sigo você no snapchat também e tenho me motivado a ir na academia todo dia (ando malhando e faço natação - a intenção é competir agora :) ). Ver essa sua evolução é mais um motivo pra me manter no foco. :*

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo resultado obtido... ficou perfeita ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi Soraya! Tudo bem? Acompanho você e seu blog faz algum tempo e gostaria de dizer que tudo que você posta é motivador, principalmente de esportes e malhação.

    Enfim, estou me sentindo na anorexia. Na academia faço muito aerobio e me acho gorda. hahaha Gostaria de saber, para medir o percentual de gordura vale acreditar nos exames fisicos da academia?

    Muito obrigada pela atenção e novamente, parabéns pelo blog (e pelo corpo hahaha <3)

    ResponderExcluir
  9. Prefiro-a em março de 2015 !!!!

    ResponderExcluir
  10. Prefiro o antes e sem as tatuagens...Gosto, cada um tem diferente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...