Image Map

01 março 2016

#RIO451ANOS 5 PASSEIOS PELO ERREJOTA

Aproveitando que minha maravicity mais amada também conhecida como Rio de Janeiro faz aniversário hoje decidi compartilhar 5 dicas de passeios bacanas por aqui! E olha, foi difícil escolher só cinco, viu?
Não é nem de longe uma lista pessoal "top 5" dos meus picos favoritos porque tentei dar uma misturada pra ter a certeza de que pelo menos uma vai agradar todo mundo, mas prometo num futuro bem próximo montar a minha própria, belê? ;)



Vamos começar com uma programação um pouquinho diferente? A Praia Vermelha localizada na Urca infelizmente tem poucos dias de água própria para banho (já dei a dica no meu snap de sempre conferir o boletim de qualidade da água no site do Inea), mas, quando limpa, além de ser possível avistar tartarugas marinhas com um pouco de sorte é um pico bem bacana para praticar esportes como SUP e caiaque, que você aluga em barraquinhas na areia mesmo por um preço bem acessível! Se me lembro bem, 30 minutos de caiaque sai por 20 reais. Uma beleza, não?

Ah, uma dica! Se você não seguiu meu conselho de conferir a qualidade da água pelo inea e ao chegar se surpreendeu com más condições, esquece a praia e aproveita pra fazer a Trilha do Morro da Urca que fica logo ali do lado da praia. Tem post completo sobre ela aqui, o que aliás me leva à próxima dica de passeio...



Tem um post completíssimo (incluindo até mapa!) sobre a Trilha Morro dois Irmãos aqui no blog seguindo esse link, mas eu precisava do repeteco porque além da vista incrível do topo que engloba o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jockey Club e diversas praias, essa foi uma das trilhas que mais me marcou por ter sido um perrengue por causa da chuva. Foram horas morrendo de frio esperando a neblina dissipar, mas quando isso aconteceu, meu amigo... Que sensação!



Já que mencionei praia (o meu habitat natural, hehehe), não podia deixar a Praia da Joatinga fora da lista, já que essa é uma das minhas favoritas aqui no Rio.
O caminho até ela parece complicado só na primeira vez, pois pra chegar é preciso subir o Joá e passar por dentro de um condomínio (ainda vou fazer um post mais legal sobre isso pra galera que não é daqui ou simplesmente desconhece o pico). Mas essa praia tão pequenina com menos de 300 metros de extensão tem um visual de tirar o fôlego além de ser point para os surfistas e ter um "quê" de selvagem já que a mesma não possui muita infraestrutura como barracas de vendedores, etc fora do verão e fins de semana. É um mini paraíso escondido nessa cidade Selva de Pedra.



Pra quem não é muito de praia e quer curtir o lado old school do Errejota uma boca dica é a Feira do Rio Antigo no Lavradio, que acontece todo primeiro sábado de cada mês. Nesse dia os bares lotam as ruas com suas mesinhas e os vendedores com suas barracas cheias de artesanato e peças antigas: bijuterias, móveis, quadros... Tem de tudo! (post mais completinho neste link).
Inclusive também é na Rua Lavradio que se localiza o restaurante Santo Scenarium, onde um dia foi a residência do ator João Caetano e hoje além de servir pratos deliciosos é um lugar cheio de histórias em suas paredes e estrutura, que ainda conserva grades da época em que foi uma delegacia de polícia. Confira o post completo sobre esse lugar que mistura história com comida boa nesse link!



Pra fechar, não podia deixar de mencionar o bairro de Santa Teresa com suas ruas e vielas repletas de construções do século XIX. Gostaria de ter fotos melhores mas a maioria foi embora com meu HD externo e não sou de me utilizar de imagens encontradas pelo Google. Ainda tenho alguma coisa nesse post aqui (de onde tirei as imagens acima) e mais uma vez tenho dica de restaurante pelo local! Além do polo gastronômico de pegada boêmia no Largo dos Guimarães, é em Santa que você encontra um dos restaurantes mais lindos que já conheci, o Aprazível, especializado em comida brasileira e em preços caros, hahaha! Pois é, não é qualquer carteira que aguenta um almocinho de bobeira por lá mas definitivamente é um local absurdo de aconchegante para datas especiais!

E aí, curtiram as dicas? Se vocês tiverem em mente algum lugar bacana pra eu visitar e escrever sobre, por favor, mandem bala nos comentários!
O Rio de Janeiro é lindo! Nós, cariocas, é que somos responsáveis pelo "lado feio", pelo lixo jogado no chão e pela falta de respeito com a cidade e seus habitantes, não confundam as coisas e contribuam para uma cidade cada vez mais maravilhosa! 

FELIZ 451 ANOS, MARAVICITY!
Beijos,
         Sô!

Um comentário :

  1. Soraya, amei demais esse post! Até hoje não conheci a Joatinga direito, ando doida pra ir lá!

    E eu, como boa blogueira carioca, também adoro dar (e receber) dicas de programas legais para fazer aqui pelo Rio, mas hoje em dia tenho vivido uma relação de "amor e ódio" com a nossa cidade...

    Na verdade, como você falou, eu amo a CIDADE, com suas paisagens maravilhosas etc. mas o que tem de carioca (e até mesmo turista) que anda desrespeitando demais as coisas por aqui... vou te contar, viu?

    Tenho sentido muita falta de pessoas mais educadas e um pouco mais de segurança à minha volta! :(((

    um ps.: já fez a trilha da Pedra Bonita? É maravilhosa também, vista incrível e super fácil de fazer!!!



    Beijos e parabéns pelo post!

    Clá | http://www.umagarotacarioca.com.br


    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...