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24 fevereiro 2016

#FITNESS VEM CORRER NA AREIA!


Aêêê, Soraya prometeu e finalmente cumpriu, hahaha! Faz tempo que prometo dar umas dicas dos exercícios que pratico mas sempre fiquei com um pé atrás porque não sou médica, não sou educadora física, não tenho nenhum diploma em nada do tipo. Só o que tenho é um enorme pavor de imaginar alguém se machucando com alguma dica que soltei por aqui! Por isso eu imploro: sempre procurem um profissional da área antes de sair pirulitando por aí,ok? Mas vamos ao que interessa!

Já contei lá pelo meu Snapchat (nome de usuário: sorayamarx) que essa não é uma atividade tão nova pra mim, já competi algumas vezes de forma livre (sem treinador) em corridas de rua mas aos poucos fui deixando de lado e, só no fim do ano passado fui me aventurar de verdade na areia, onde o impacto sobre as articulações é bem menor e por exigir maior esforço muscular, desenvolve muito mais a força e a resistência em comparação ao asfalto.



Mas calma lá que nem tudo é alegria! O terreno desnivelado força muito os joelhos e o quadril além de aumentar as chances de lesões no tornozelo. A corrida na areia fofa também não é muito indicada pra quem não pratica musculação (ou que já não possua uma musculatura forte) e, deve ser praticada em um ritmo muito mais lento em comparação ao asfalto ou grama além de exigir um maior tempo de recuperação.

Como eu faço: Corro apenas 3/4 km na areia bem devagar (no asfalto corro mais que o dobro disso!), basicamente trotando, e somente 2 vezes na semana dando um intervalo de 3 dias.
Se durante o treino sinto que o esforço tá muuuito puxado, corro um pouquinho pela areia dura apesar de não ser uma ideia muito legal já que, apesar de dar uma aliviada, num geral essa parte da areia é inclinada e isso afeta na sua postura podendo prejudicar a coluna.
Num resumão: essa foto de abertura do post onde pareço uma gazela foi só pela foto bonita mesmo, hahaha! Vou num ritmo lento, sem elevar muito os joelhos e com passadas curtas. Pratico a corrida na areia com intuito de aumentar a resistência e força muscular, nunca com intuito de perder algum quilinho extra (pra isso pratico outras atividades).

Pra fechar o post preciso citar alguns cuidados básicos que sigo, como: alongamento antes e depois, me hidratar bastante, usar protetor solar e nunca correr depois das 10 da manhã ou antes das 4 da tarde por causa do sol forte.
Correr na praia tem me ajudado muito a complementar meu treino de coxa e glúteo com caneleira, em pouco tempo percebi não só um aumento muscular mas principalmente na força.

Então fica aí a dica! Se você tá começando tenho certeza que só uma caminhada já vai te dar um super boost maaaas, como disse no início do post, procure a orientação de um preparador físico antes de saltitar por aí! 

Beijos,
        Sô!

4 comentários :

  1. Oi Soraya! Posta mais dicas fitness, acho seu corpo maravilhoso :) beijosssss

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    1. Podexá que essa categoria tá surgindo aqui no blog! =D

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  2. Ah, o post mais esperado por mim hahahahaha Olha aí mais uma vantagem de ter praia pertinho: correr na areia fofa! Infelizmente, aqui onde eu moro é bem complicado, não dá mesmo! :( Adorei a dica mesmo assim, vc tá com um corpo incrível!!! Continua dando mais dicas pra gente, Sô! Beijoooos!

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    Respostas
    1. Siimmm, finalmente me animei pra escrever sobre dicas fitness, vou encher esse blog de coisa bacana ;)

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