Image Map

11 fevereiro 2016

#DIY VELA DE CONCHA

Já contei por aqui em outro DIY usando concha que faço uns escambos com Iemanjá, certo? Pois então... Andando pela areia da praia há um tempinho atrás encontrei duas conchas grandinhas e fiquei matutando como poderia usá-las de forma decorativa.
Foi aí que me lembrei do meu antigo curso de confecção de vela e achei que rolava de fazer um DIY bem bacana! Partiu pro passo a passo? ;)



Pra fazer vela o legal mesmo seria comprar o kit completo: parafina em barra, pavio e ilhós. Maaas, dá pra se sair bem com umas gambiarras tendo em mãos apenas pavio e algumas velas comuns, encontradas em supermercado. Fiz desse jeitinho e a coisa funcionou! Olha só:

1 e 2 - Comece cortando uma rodelinha da ponta da vela (cortei 2 porque esse foi o número de velas que fiz) e com o maior cuidado do mundo, corte essa rodela na metade (desculpa pela falta de imagem, esqueci de fotografar!).
Essas 2 partes vão servir como base para o pavio já que não temos ilhós. Inclusive, aconselho usar uma faca bem afiada pra não correr o risco de quebrar a rodela.

3 e 4 - A quantidade de vela vai depender do tamanho da sua concha mas consegui uma média de 1 vela pra cada (foi só um pouquinho a mais). Você só precisa cortá-las em alguns pedaços e, numa panela que você não use ou vá limpar freneticamente com toda a paciência do mundo, derreta até sobrar somente os pedacinhos de pavio, que devem ir da panela diretamente pro lixo . Não tem como utilizar porque o restinho da parafina neles faria sua nova vela durar apenas alguns segundos.

5 - Com muuuuito cuidado despeje a parafina líquida dentro da sua concha mas sem encher completamente, precisamos de espaço para o pavio, lembra?

6- Ok, esse passo não tem imagem porque não tenho 4 braços e o timer da câmera não tava colaborando, hahaha! Mas agora você vai deixar a parafina dar uma leve esfriada até começar a dar essa "esbranquiçada", sinalizando que é hora de pegar as duas metades da rodela que cortamos e uni-las colocando o pavio no meio.
Use um isqueiro ou fósforo pra dar uma derretida na parte de dentro das metades assim colando o pavio entre elas. Feito isso, posicione o pavio com nossa base improvisada no meio da vela. Pra isso segure na pontinha do pavio e empurre com ajuda do cabo do fósforo.


Ahhhh, acabouuu! Assim que a parafina esfriar completamente sua velinha de concha tá pronta =D

Dica final: se você é neurótica e quer a superfície da vela extremamente lisa então vai precisar de um mini ferro de passar roupa e com ele quente ir derretendo a superfície até ficar lisinha.

Prometo que é bem mais fácil do que parece porque eu "escreve pelos cotovelos", fazendo a coisa parecer bem mais complicada do que realmente é. Qualquer dúvida, solta o dedo aí nos comentários, ok?

Beijos,
        Sô!

Um comentário :

  1. Menina, que coisinha mais linda! Fiquei com muita vontade de fazer, pena que não tenho nenhuma concha por aqui em casa.
    Me tira só uma dúvida, é uma vela inteira pra uma concha pequena? Por que parece ser tanto líquido pra caber numa concha pequeninha... Enfim, se eu achar alguma perdida por aqui vou fazer com certeza!
    Beijos
    www.espairecer.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...