Image Map

13 janeiro 2015

#CULTURA (E DIVERSÃO) FESTIVAL DAS CORES


O Holi, também conhecido como o Festival das Cores, é uma comemoração típica da Índia na qual adultos e crianças se divertem jogando uma nas outras um pó colorido chamado zim além de claro, também comerem e beberem à beça com muita música ao fundo.
O festival é celebrado na lua cheia  do mês de Phalugna ou Falguna, que geralmente acontece entre fevereiro e março comemorando a chegada da primavera.
A origem do nome Holi vem de uma das lendas hindu que o acompanham, de quando Prahlad, filho do rei Hiranyakashyap, decidiu adorar a entidade Vishnu ao invés de seu próprio pai, fazendo com que este combinasse com sua irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, de entrar numa fogueira junto com Prahlad com o intuito de o matar. Porém, ela não sabia que seu poder seria anulado ao entrar no fogo com outra pessoa junto, sendo assim, ela morreu queimada e Vishnu, reconhecendo a devoção de Prahlad o salvou.

Portanto o festival é acima de tudo a celebração da vitória do bem contra o mal e na noite anterior ao Holi acontece o Holika Dahan, ritual no qual as pessoas dançam e cantam em volta de fogueiras simbolizando a morte de Holika pelo fogo.


OBS: O festival também acontece em outros lugares além da Índia e tem uma história extremamente rica, fiz apenas um "resumo do resumo" aqui! Pra quem se interessar, vale pesquisar mais a fundo.

Achei bacana falar um pouquinho sobre o Holi depois de ter sido convidada pela Desperados, cerveja com gostinho de tequila, para a primeira edição do Happy Holi aqui no Rio de Janeiro, uma festa inspirada nesse festival que teve muita música legal e como não podia deixar de ser, com muuuuito pó colorido!



Amei a proposta da festa apesar de achar que ela ainda precisa de alguns ajustes. Além de janeiro ser um mês extremamente quente aqui no Rio pra esse tipo de evento a céu aberto também me senti claustrofóbica em alguns momentos. Foram mais de 30 mil pessoas e mal dava pra circular na maior parte do local. Ah! E como é aberto para menores de idade, os amantes de uma cervejinha como eu só podiam apreciar a bebida dentro de um cercadinho ou no camarote (era proibido levar sua latinha ou copo pra pista) depois de mostrar a identidade e colocar uma pulseirinha, ou seja, um extremo inconveniente. Nunca vi isso antes em eventos de grande porte como por exemplo, o Rock In Rio, que também abrange um público de todas as idades. Maaas, pra uma primeira vez tá valendo, curti e recomendo! A festa ainda vai rolar em muitas outras cidades, você pode conferir tudo sobre clicando aqui!

Beijos,
         Sô!

11 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. http://hhappynewyear2016.com/
    http://icct20worldcuplivestreaming.net/
    http://easter2016.hhappynewyear2016.com/
    http://goodfriday2016.hhappynewyear2016.com/
    http://mahashivaratri2016.hhappynewyear2016.com/
    http://hhappynewyear2016.com/womens-day/

    ResponderExcluir
  3. http://jonesvssaintpreuxlive.com/
    http://watchufc197live.com/
    http://jonesvssaintpreuxlive.com/jones-vs-saint-preux-2016-live/
    http://sportsbuliten.com/johnson-vs-henry-cejudo-live-stream/
    http://sportsbuliten.com/ufc-197-live-en-direct-streaming/
    http://sportsbuliten.com/jones-vs-saint-preux-live-en-direct-streaming/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...