Image Map

21 outubro 2014

ENTENDA O SIMBOLISMO E INSPIRE-SE: HAMSÁ


Já perdi a conta de quantas vezes vocês me pediram pra falar sobre minhas tattoos aqui no blog! Sério, vocês são muito curiosas, hein? (hehehe, brincando!). Mas nunca quis fazer um post do tipo porque apesar do Mistureba pender bastante pra esse lado pessoal (afinal minha fuça aparece a cada 2 posts) eu gosto de sempre que possível incrementar informações bacanas também pra quem tá visitando pela primeira vez e não faz ideia de quem carambolas eu sou. Por isso achei que seria uma boa ideia fazer posts separados sobre as que tem algum simbolismo, explicá-lo, e associar o tema à moda. Rá! ;)


A hamsá, também conhecida como mão de Deus, chamsá, mão de Fátima, olho de Fátima, mão de Hamesh ou mão de Míriam é um talismã representado por uma palma da mão com um olho no meio, sendo assim considerado um amuleto contra o mau-olhado
Em sua forma original os 5 dedos estão estendidos e existe uma simetria onde tanto o dedão como o mindinho tem o mesmo tamanho e apontam para os lados. Além disso, a imagem também pode conter outros elementos reforçando seu simbolismo como: estrelas de Davi, peixes ou inscrições em hebraico.

O talismã é usado tanto por praticantes do Judaísmo como do Islão, porém também o encontramos no Budismo com uma simbologia bem parecida no Abhaya Mudra, gesto que representa a ausência do medo e proteção, geralmente visto em imagens do Buda nas quais ele está de pé.

Nos dias do hoje o símbolo já se espalhou pelo mundo inteiro e é encontrado como pingente em bijuterias ou estampado em camisetas, calças e casacos. E, mesmo que diferente de mim você não acredite em seu poder, admita: a imagem é bonita pra caramba!


E aí, curtiram? Bem mais legal falar sobre minhas tattoos desse jeito, né? Podexá que já já solto mais um post desses pra vocês! 

Beijos,
         Sô!

3 comentários :

  1. Oi linda, eu amo tatoo porém ainda não tenho um rsrs. Adorei o post, super beijo da baiana
    www.mulhersuperfashion.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um pingente de hamsá há muitos anos... Sei lá desde que eu tinha uns 16 anos.
    Tenho uma tia que trabalha numa joalheria que os donos são judeus, e ela me presenteou. Disse que pra eles era um amuleto de proteção, mas eu achei tão fofo que usei e sempre uso muito.
    E engraçado que foi o único símbolo que eu consegui usar. Não curto muito olho grego, figa e tals, mas a hamsá é algo que eu me sinto bem usando.
    Muito bom seu post, entendi mais sobre o significado dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal isso! Tem símbolos que nos atraem e a gente nem sabe o motivo, né? Fiquei feliz que curtiu o post! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...