Image Map

07 março 2014

PASSO A PASSO: CAUTERIZAÇÃO EM CASA

Como algumas de vocês sabem, eu dei uma passada rápida por um curso de cabeleireira quando era mais nova e sempre me interessei sobre tratamentos capilares e esses "mimimis de mulherzinha", hehehe. 
Então juntei o que aprendi por lá com algumas dicas que catei pela internet até chegar nessa forma de fazer cauterização / selagem em casa, não é nada muito diferente do que já vi por aí, mas vale compartilhar ;)
Antes de tudo é bom explicar que a cauterização é um tratamento para cabelos muito danificados por química e funciona como uma hidratação profunda restaurando a elasticidade natural e dando brilho e maciez. Ou seja, cabelos sem química não necessitam desse tipo de tratamento! Nesse caso vocês podem acompanhar meu passo a passo só até a super hidratação que vem antes da aplicação da queratina, ok? 



1- Antes de começar lavo o cabelo 2 vezes com um shampoo anti-resíduos e sem passar condicionar depois, seco somente com a toalha e penteio com um pente de cerdas largas.
2 - Pra facilitar a aplicação eu separo o cabelo em 6 partes. Não importa a forma como você separa desde que consiga começar por baixo e pegar mechas finas.
3- Mix time! Como é uma super hidratação eu misturo o creme hidratante com uma ampola inteira de tratamento. Dessa vez eu usei a Máscara Capilar com proteínas do trigo e macadâmia da Inoar e a ampola Power Repair B da L'oréal. Lembre-se: quantidade não é sinônimo de qualidade! Pro meu tamanho de cabelo coloco algo como umas 3 ou 4 colheres de sopa de máscara (e já acho muito!).
4- A foto é meramente ilustrativa porque eu admito que não uso pincel, meto a mão! Hahaha! Ah, e deveria estar usando luvas mas... Anyway, vou passando a mistura mecha por mecha fazendo uma massagem como se estive alisando a mecha rapidamente com as duas mãos, alguns chamam essa técnica de terapiar e outros de enluvar.



5 e 6 - Depois de passar a mistura em todo cabelo dou uma penteada e deixo o produto agir por 20 minutos usando uma touca comum. Não indico touca térmica por não ter como saber o quanto ela está esquentando, isso eu realmente prefiro deixar pro salão!
7 e 8 - O próximo passo é remover completamente a máscara dos cabelos (é muito importante remover tu-do!) e novamente secar os fios só com a toalha. Com o cabelo úmido distribuo um pouquinho de queratina líquida em cada mecha dando uns 2 dedos da raiz. Não indico queratina pura porque você vai precisar diluir e aí é pedir pra dar bagunça! Compre uma que não precise diluir (é só ler o modo de uso no verso da embalagem) e dê preferência a versões spray, porque facilita a aplicação e dificulta o exagero! É só dar 1 ou 2 borrifadas por mecha. Não achei nenhuma em spray dessa vez, só encontrei essa que ainda não tinha testado e até gostei, é da Salon Line.



9- Depois de distribuir a queratina por todo cabelo você pode só secar os fios usando o secador ou fazer escova. Aviso de amiga: o cheiro da queratina secando é péssimo mesmo! Pacas!
10 - Seu cabelo pode ficar um pouco duro, armado e sem brilho. É normal! Não entre em pânico!
11 e 12- Pra finalizar eu selo a queratina passando a chapinha de 5 a 10 vezes em cada mecha. Sim, tem que ter paciência! Se der para ajustar a temperatura na sua chapinha use no máximo em 200 graus em fios finos e até 230 em fios grossos. Como a minha não tem ajuste, vou no escuro mesmo! Agora é esperar 48 horas para lavar o cabelo normalmente. 

* Na foto acima (12) é como meu cabelo ficou depois que terminei a selagem, a foto inicial do post é a do resultado. 


FAQ - RESPONDENDO ALGUMAS PERGUNTINHAS QUE SEMPRE ROLAM:

- Pode prender o cabelo depois? Pode! 
- Pode passar mais algum produto depois? Nops (pelo menos eu não indico). 
- Cauterização alisa o cabelo? Não, pode dar essa impressão por ter tratado os fios mas não alisa.
- Pode fazer no cabelo com progressiva? Sim, 1 semaninha depois de ter feito a progressiva vai ajudar a manter o efeito por mais tempo.
- De quanto em quanto tempo posso fazer a cauterização? Eu recomendo de 45 em 45 dias, tem quem faça em menos, mas não acho uma boa.
- Queratina em excesso faz mal? Muito! Pode deixar o cabelo poroso, quebradiço, ressecado... Por isso digo pra ter cuidado com a quantidade de queratina na cauterização, na forma de spray dou umas 2 borrifadas por mecha!
- É indicado para cabelos virgens? Não, não, não! Se seu cabelo não tem química e portanto não perdeu queratina por (por exemplo) constante descoloração, ele não precisa repor! 

Bom, acho que é isso, qualquer outra dúvida é só perguntar! Lembrando que passei aqui a forma como eu faço e sempre aconselho a pesquisarem mais e mais mais sobre todo e qualquer tratamento que eu ou qualquer outra pessoa que não seja expert no assunto repasse, ok?

Beijos,
         Sô!

49 comentários :

  1. Adorei! Vou fazer a minha em casa também. Já vou correndo comprar os produtinhos, rsrsrs

    www.sabiapoetisa.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas. E te achei mega estilosa.. Batom roxo (na foto ao lado) + tatuagens... (L)
    Seguindo seu blog lindona.
    Beijos http://femininetaste.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. So! Meu cabelo tem só progressiva, mas não tenha absolutamente nada de tinta ou descolorante. A queratinização é indicada no meu caso? Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então esse é o segredo do seu cabelão lindo? Hehehe!
      Só a progressiva já é uma boa indicação sim, faz 10 dias após ela depois já tiver feito lavagens que assim prolonga o efeito ;)

      Excluir
  4. Seu cabelo é lindo demais!

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe fez no salão e alisou, mas você falando me fez duvidar se o efeito é alisar ou hidratar bem, né?
    meu cabelo é ondulado da orelha pra baixo e arma, pra ajudar é oleoso, fico com receio.

    Acho que vou tentar essa forma que você fez, super fácil .. vc administrou o passo a passo muito bem! <3
    Obrigada,
    até mais!
    http://amandamessias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica, mas é o medo de fazer sozinha, haha! se eu bem me conheço, vou errar alguma medida e é capaz do meu cabelo cair, kkk!
    Linda você e ameeei as tatoos!

    Beijos!
    Oi, Clo

    ResponderExcluir
  7. Adorei!!! Meu cabelo é todo judiado pela química. Vou fazer nesse fim de semana <3

    www.voamari.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei saber disso, meu cabelo é pura química, sempre tenho que ficar fazendo hidratação pra ele ficar bonitinho e tbm uso muita chapinha, que faz ele ficar mais quebrado ainda. Vou tentar fazer essa cauterização, espero fazer certo.

    Adorei o blog e achei vc linda, invejando esses seus olhos!
    Beijos, Bia Caspirro
    http://www.pontoemcomum.com/

    ResponderExcluir
  9. Amei sua tattoos...rsrs e seu cabelo tb....amei sua dica de cauterização, é sempre importante fazermos a reposição de queratina...bjs

    http://rosianesbarros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. MULHER VC E DEMAIS..EU TAMBEM METO O MÃOSÃO KKK SO NAO APLICO A MAO NO POTE POIS PODE ALTERAR NA COMPOSIAO DO CREME.SABIA,MAIS ESSE NEGOCIO DE PINCEL NEM SONHANDO..E OLH VOU POSTAR ESSE POST EM MINHA PAGINA,,ADOREI E VOU FAZER COM CERTEZA...
    POST NO BLOG.CHASINHOOOO QUE COMBATE E PREVINE RUGAS....http://zilandramakesb.blogspot.com.br/2014/01/o-cha-que-combate-e-evita-rugas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, pra tirar o creme do pote uso o pincel ou uma colher por esse motivo ;)

      Excluir
  11. MULHER QUE CABELO MAIS DIVO HEIN?
    ME APAIXONEI PELAS SUAS TATOO
    E AMEI AS DICAS

    http://blogdamiihs.blogspot.com.br/2014/03/max-colares.html

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas e eu tbm 'meto' a mão rsrs
    Já fiz em casa uma vez e deu certo :D
    Beijos!

    http://viivereaprender.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Seu cabelo ficou bem bonito depois, aspecto realmente de hidratado.
    Bjs

    www.mademoisellebahia.com

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho um kit de cauterização aqui muito bom, usei quando usava química, mas agora que meus fios estão virgens pretendo usar uma vez na vida. O post ficou bem explicadinho, adorei.

    www.maribelezapura.com

    ResponderExcluir
  15. Achei maravilho e já testei. Só pela hidratação já vale apena. O cabelo fica macio, com brilho e tem um cheiro ótimo. Já o resultado final pós queratina o cabelo ficou bem soutinho, só com as pontas ressecadas, mas é normal né?
    Adorei o seu post e essa dica vai ficar para a minha vida toda.

    ResponderExcluir
  16. Muito boa sua cauterização.
    Vale muito a pena quem tem quimica fazer uma vez por mês!
    beijos!
    http://www.blogcaprichoebeleza.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei do passo a passo está bem explicadinho e o resultado está fantástico, às vezes no salão não sabem fazer corretamente a cauterização.

    Blog Make-Lovers| Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
  18. - Te Acho muito Lindaa!! #ElaDivandoComOCabelo.. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, brigada! Fico tão sem graça com elogio desse tipo! =P

      Excluir
  19. Amei o post!
    Será que eu posso usar a queratina líquida da Vizcaya? Na embalagem fala que é com enxágue, mas será que faz mal não enxaguar e passar a chapinha por cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, eu não conheço a queratina dessa marca então acho melhor não me arriscar aqui =/

      Excluir
  20. Me tira uma duvida . Depois que passar as 48 horas como lavo meu cabelo . Com shampoo normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, shampoo e condicionador norma ;)

      Excluir
    2. Mas depois do cabelo pranchado,fica com aquele grudento ou fica uma escova e prancha normal?Posso fazer no mesmo dia em que eu pintar?Após a tintura necessariamente.

      Excluir
  21. - Muito bom, eu já fazia em casa. Mas vc me ajudou a tirar algumas dúvidas !
    Obg ! :)

    ResponderExcluir
  22. - Muito bom, eu já fazia em casa. Mas vc me ajudou a tirar algumas dúvidas !
    Obg ! :)

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Quanto de queratina liquida eu uso?

    ResponderExcluir
  25. Meu cabelo tem quimica, luzes e estao muito quebrado e sem brilho. Essa cauterizaçao seria boa pra meu cabelo?

    ResponderExcluir
  26. Meu cabelo tem quimica, luzes e estao muito quebrado e sem brilho. Essa cauterizaçao seria boa pra meu cabelo?

    ResponderExcluir
  27. Flor, quanto dessa queratina devo usar? Comprei uma igual a que você usou.
    Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Vc falou que pode fazer mesmo com pregressiva. Mas o fato de ter que lavar o cabelo com shampoo de limpeza profunda não remove um pouco da progressiva não?

    ResponderExcluir
  29. eu fazia definitiva e faz um ano que não faço mais.. minha raiz ta voltando ao normal..posso fazer cauterização?

    ResponderExcluir
  30. Eu descolori td o meu cabelo em casa, 1 vez e dps fui retocando a raiz, posso fazer cauterização?

    ResponderExcluir
  31. oi lindaaa, obrigado pelas dicas vou fazer!!! 8)

    ResponderExcluir
  32. gostei da explicação, vou fazer passo a passo!

    ResponderExcluir
  33. Olá adorei as dicas. Bom eu gostaria de saber um seguinte, eu nunca pintei ou descolori os meus cabelos já fiz 3 vezes foi selagem eu estou querendo fazer a cauterização não sei se devo? tenho um pouco de medo de ficar pior.. diz ai posso fazer?

    ResponderExcluir
  34. Tenho algumas dúvidas. 1ª Estou em transição capilar portanto pouca chapinha e escova, caso eu não realize nenhum nem outro após os procedimentos a cauterização vai ocorrer normal?

    2ª Como estou em transição uso leave in após a lavagem do cabelo, quando eu realizar a cauterização há algum problema em pentear os cabelos e por o leave in?

    Adorei o seu blog, você é lindíssima, seu estilo e olhos <3 nem se falam. Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Primeira vez no blog e eu só tenho uma pergunta: como é ser bonita o tempo todo? *.* Sucesso! :)

    ResponderExcluir
  36. Caramba! Nunca vi nada tão prático e tão bem explicado! Parabéns! Você fez um passo a passo maravilhoso, descomplicou.vou fazer!

    ResponderExcluir
  37. Caramba! Nunca vi nada tão prático e tão bem explicado! Parabéns! Você fez um passo a passo maravilhoso, descomplicou.vou fazer!

    ResponderExcluir
  38. Anônimo21.7.15

    É necessário fazer a hidratação antes de aplicar a queratina? Tem problema lavar e logo depois já aplicar a queratina e fazer o restante do processo?

    ResponderExcluir
  39. Nossa,muito bom! gostaria de uma ajuda...rs
    Meu cabelo é sem quimica,totalmente virgem, uma simples hidratação basta? teria cremes pra indicar?

    ResponderExcluir
  40. QUER MELHORAR DE VIDA EM 2016? Pessoal, estou com uma excelente oportunidade de renda extra. Trata-se de um trabalho pela internet nas suas horas vagas, em casa, em uma empresa séria, totalmente legal, com CNPJ e que existe desde 1998. Essa empresa é a FR PROMOTORA (eleita em 2013 uma das 30 melhores empresas de internet para se trabalhar segundo a revista EXAME. Não é uma furada como outras por ai, pode pesquisar (eu mesmo fiz isso de entrar), no site você irá visualizar o CNPJ, telefones, endereço, etc... A maior credibilidade da FR PROMOTORA é que ela não oferece ganhos surreais e sim ferramentas para você conseguir o seu próprio ganho. Os pagamentos são semanais e seus ganhos mensais podem facilmente passar de R$ 1.500,00 em alguns meses. >>> CADASTRE-SE ATRAVÉS DO LINK: www.frpromotora.com/45489882

    ResponderExcluir
  41. Anônimo20.4.16

    Olá, boa tarde!
    Adorei seu post, e pelo visto você é uma pessoa muito simpática.
    Eu fiz no meu cabelo logo depois de ver o seu post, esperei um tempo paravir falar dela aqui com você porque queria ver o resultado que realmente deixa, e para ser sincera o rsultado foi excelente rs. Eu usei os produtos da Acquaflora (shampoo e máscara de hidratação intensiva)e adorei o resultado. Comprei aqui http://www.eugatona.com.br/todas-as-categorias/todos-os-tipos/acquaflora, a entrega é rápida e o atendimeno é muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...