Image Map

12 outubro 2013

Expô Yayoi Kusama - Obsessão Infinita

Abre hoje no CCBB aqui no Rio de Janeiro a exposição de Yayoi Kusama - Obsessão Infinta - que depois seguirá para Brasília (entre fevereiro e abril de 2014) e em seguida São Paulo (21 de maio).

Yayoi tem 84 anos, é obcecada (literalmente) por poá e considerada uma das maiores artistas japonesas. Seu trabalho inclui pinturas, videoarte, filmes, colagens, esculturas, instalações e performances, frutos de sua criatividade e doença mental, a esquizofrenia. Ela diz traduzir as imagens e alucinações que a atormentam em sua arte, como os pontos e bolinhas que aparecerem para ela em suas visões alucinatórias muitas vezes suicidas. A artista também desenvolveu TOC (transtorno obsessivo compulsivo) fazendo com que as bolinhas realmente se tornassem uma compulsão presente não só em sua arte mas também em seu próprio visual. 

Ela já trabalhou com gigantes do meio da arte como Andy Warhol, Joseph Cornell e Donald Judd e em 2012 assinou uma coleção em parceria com Louis Vuitton levando suas bolinhas para a moda. 
Desde 1977 ela vive por vontade própria em um hospital psiquiátrico em Tóquio e usa seu apartamento que fica há poucos minutos de distância como ateliê para desenvolver seu trabalho.


Sua arte é fruto exclusivo de sua loucura? Talvez. No entanto, não podemos negar que ela é uma mulher à frente de seu tempo e uma inspiração de vida. Sem sua arte, ela diz, já teria se matado há muito tempo.


Incrível, não? Lá no CCBB além de mais de cem obras expostas a exposição também conta com a instalação "Dots Obsession", não dá pra perder!

De 12 de outubro a 20 de janeiro de 2014
Quarta a segunda. Das 9h às 21h
Entrada franca
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro

Beijos,
         Sô!

2 comentários :

  1. Ah! Eu vi esta exposição em Londres e adorei!!!!!!!
    A sala de espelhos é demais :)

    Kiss,
    Liliana from Um Blog Fashion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui lá ontem, adorei essa sala também!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...