Image Map

16 agosto 2013

Um pouco da história e dos tipos de lavagem de jeans



Todo mundo tem uma peça jeans no armário! Se você parar pra pensar, esse é um dos pouquíssimos tecidos que qualquer pessoa sem nenhum conhecimento têxtil sabe identificar. Sua popularidade porém só conquistou o público geral no século XX, principalmente após sua estréia em um desfile de moda em 1970 por Calvin Klein, antes disso, o jeans era usado para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova, os franceses os chamavam de "genes", que mais tarde virou "jeans" por um apelido inventado pelos norte-americanos.

Uma das coisas que agrega valor à uma peça jeans (chamamos isso de beneficiamento, que é o melhoramento das características visuais e de toque de um tecido) é o tipo de lavagem por qual ela passa, dificilmente você irá encontrar uma peça que não tenha sofrido 2 ou 3 tipos diferentes de processos, e digo sofrido porque alguns tipos de lavagem utilizam temperaturas altíssimas e até mesmo" pedradas" para obter o resultado desejado! 





Existem inúmeras outras técnicas de lavagem e a cada dia que passa o mercado se moderniza e uma nova forma de beneficiar tecidos surge, é bem legal acompanhar esse processo de perto, quem tiver a oportunidade de visitar uma fábrica, vai! 

Dica final ultra master super bacana: Durante uma pesquisa descobri uma lavanderia que restaura ou modifica seu jeans e outros tecidos como você quiser! A Restaura Jeans, eles oferecem mais de 40 opções de tingimento, costura, reforma e renovação de couro além das lavagens especiais. Vale o confere!

Beijos,
       Sô! 

Nenhum comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...