Image Map

06 agosto 2013

Passeio na Feira do Rio Antigo - Lavradio

Fisicamente eu tô longe de ser a cara do Rio de Janeiro, mas de alma... Tenho um orgulho enorme da minha cidade e sua história, sou fascinada pela arquitetura antiga do centro da cidade e a mistura cultural que você encontra! 

Todo primeiro sábado do mês rola na Rua do Lavradio a Feira Rio Antigo, nesse dia os bares colocam mesinhas ao ar livre, surgem vários vendedores de barraquinhas, os antiquários fervem e bem ali no meio da rua acontece um show de música e dança. Tudo bem informal no maior clima de festa.

A Lavradio é cheia de história, afinal, foi a primeira rua da cidade aberta com finalidade residencial. Porém, o Rio de Janeiro sofreu muito no início da década de 60 com a mudança da capital para Brasília que fez com que perdesse a condição de Capital Federal, que para essa rua especificamente significou o esquecimento. 
Com o fechamento dos teatros da região, muitos casarões desocupados transformaram-se em depósitos de móveis antigos, tanto que em 1991, somente na Lavradio haviam 25 brechós e antiquários pela rua que então estava tomada pelo esgoto que invadia os estabelecimentos após qualquer chuvinha.

Mas em 1996, um grupo de donos de antiquários e bares do local resolveu criar a Feira Rio Antigo unindo-se á AACRA (Associação dos Comerciantes do Centro do Rio Antigo), que fizeram dessa feira hoje tão conhecida pelos cariocas um sucesso, e com isso veio o Projeto de Recuperação e Reurbanização da Rua do Lavradio pela prefeitura do Rio.


O legal é ir um pouquinho perto do horário do almoço e aproveitar os bares e restaurantes que tem por lá, fui em um incrível, o Santo Scenarium, mas como esse post já está gigante (e eu queria colocar muuuito mais fotos!) vou falar sobre ele amanhã! 

Beijos,
       Sô!

Um comentário :

  1. Excelente, tanto o texto quanto as fotografias, gostei muito. Parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...