Image Map

08 novembro 2012

Desbota!


 Seja completamente desbotado, no estilo tie dye ou dip dye, essa técnica dá um up em qualquer peça de roupa. Neste post ensinarei passo a passo como obter esses efeitos e algumas dicas para você fazer da melhor forma possível, vamos lá?


 MATERIAL:
. Água sanitária (a quantidade vai depender do tamanho da peça, recomendo comprar logo um pote de 2 litros pra não ter erro)
. Bacia (grande o suficiente para caber sua peça de roupa)
. Borrifador (opcional)
. Luvas de borracha ou plástico (água sanitária diretamente na mão irá descascar sua pele! Indispensável)
. Pano de chão (ou qualquer outro tipo de pano para cobrir a área)


PASSO A PASSO:
Nesse tutorial vou mostrar como fazer usando uma bacia e/ou um borrifador e como resultado em uma peça farei o efeito tie dye e na outra o dip dye, no final do post darei algumas dicas e variações.


1.Vamos começar forrando a área com o pano, recomendo um local aberto pois o cheiro da água sanitária é bem forte. Separe os materiais.



 
 2.Efeito tie dye: amarre com elásticos de cabelo várias partes de sua peça e coloque dentro da bacia.
    Efeito dip dye: coloque a peça sobre o local forrado e encha o borrifador com água sanitária.

3.Efeito tie dye: Jogue a água sanitária no recipiente de forma que cubra toda peça ou pelo menos a maior parte, nesse caso, vá virando de lado o jeans de tempo em tempo para desbotar igualmente.

  Efeito dip dye: Borrife somente na parte que você deseja desbotar, começando de baixo para cima.

Cada tipo de jeans vai levar um tempo diferente para alcançar o efeito desejado, fique de olho! Depois é só lavar bem e está pronto.

     





 DICAS:
. Essas peças eu deixei de molho em torno de 20 minutos e como você pode ver pelas fotos, o efeito desbotado total (branco) não aparece durante o processo, a água sanitária dá um tom amarelado, por isso tenha em mente que o resultado depois de lavar será sempre mais claro!

. Não recomendo usar jeans muito velho ou de má qualidade pois você corre o risco da peça literalmente se desfazer! Se for usar, deixe pouquinho tempo.

. Não misture várias peças na mesma bacia, pode acabar manchando, principalmente se uma delas for bem colorida como a que usei para o efeito tie dye.

. Para o efeito dip dye, você também pode simplesmente mergulhar a peça em uma bacia com água sanitária somente até a parte em que deseja desbotar, porém com o borrifador você evita grandes erros.

. No efeito tie dye, não use prendedores feitos 100% de elástico, corre o risco de arrebentar pela agressão da água sanitária.

. Quer efeitos super diferentes? Experimente borrifar bem pouquinho algumas áreas para um efeito "galáxia" ou faça desenhos usando cotonetes!

. O efeito desfiado das fotos eu fiz depois de desbotar. Desfiando antes, você corre o risco da água sanitária agravar o desfiado ou até mesmo rasgar, o melhor é deixar esse passo pra depois.



                                 
Beijos,
     Soraya Marx


12 comentários :

  1. Soraya!!
    Adorei a dica!
    Oh, uma dica tb é usar barbante pra prender a roupa que vai fazer tie dye, o elastico pode derreter ou arrebentar, mesmo esses de cabelo. O barbante da pra amarrar forte e fazer quantas voltas quiser.
    =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, já tive esse infortúnio do prendedor arrebentar! Estava usando um que é todo de elástico bem fininho,sabe? Mas com prendedor comum deu certo.
      Barbante é uma ótima dica mesmo! =D

      Excluir
  2. Anônimo14.1.13

    Por favor, você poderia me responder.. Eu fiz o processo no meu shorts, ai lavei só com água pra tirar o cheiro de água sanitária e está amarelado, poderia me responder como faço pra lavar? Se eu lavo com sabão em pó, ou só era a água mesmo?
    Obrigada, bjss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lavei com sabão em pó na máquina, mas se está amarelado ou é porque realmente não saiu toda a água sanitária na lavagem ou então o jeans tá abrindo pro amarelo,aí só deixando mais tempo de molho na água sanitária. Tenta lavar primeiro, se não rolar, deixa mais um tempinho!

      Excluir
  3. gostei da dica pra mim foi muito produtiva valeu amei bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Fico MUITO feliz em saber disso! =)

      Excluir
  4. Soraya, eu adorei a dica do dip dye!! Tanto que resolvi dá umas arriscadas aqui em casa, porém alguns shorts ficaram com umas manchinhas amarronzadas, inicialmente achei que era até sujeira, mas lavei e não saiu.. será que é da água sanitária?? O que devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser de lugares onde a água sanitária não pegou bem, aí só repetindo o processo... Mas acho estranho, nunca vi isso =(

      Excluir
  5. Se eu fizer sem o elastico, vai ter o msm resultado ou mt diferença ?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo18.3.15

    Meu Shorts já é suuupeer desfiado, será que rasga?

    ResponderExcluir
  7. Essa do borrifador é genial! Vou tentar!

    http://contosetrocados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...